22 de janeiro de 2014

Pinturas da mente





Neste fim de tarde quase infinito, em que as ondas do mar galgam o muro, numa ferocidade arrebatadora lembro-me de ti. Já não sei precisar há quanto tempo não sinto o teu aroma forte, que se misturava com o cheiro a maresia , lavando o rosto aos meus pulmões. Pensando bem, por vezes, parece que o tempo não passou por ti, que continuas igual, com o teu ar descontraído mas resguardado. Ainda te oiço a falar de política, de arte, de pintura, literatura, de uma panóplia de temas que só tu lhe conseguias dar o devido rigor e atenção. Nunca cheguei a conhecer alguém como tu - esta afirmação não é apenas uma desculpa que procurei por não te ter sabido  apagar da minha mente. Ainda falas eloquentemente, agitas muito os braços, dizes-me que o tempo  é poeira de estrelas, abraças-me e seguimos estrada fora, sempre com a melodia do mar a vibrar sonantemente no nosso íntimo.
Lembro-me que naquele dia estavas especialmente bonita, trazias um vestido preto muito simples, que te assentava perfeitamente no corpo, contrastando com a tua pele, quase sempre de uma tonalidade pálida. Senti que te fazias acompanhar de uma tristeza irreconhecível mas tentavas disfarçar e quando começaste a falar descompassadamente sobre 'tudos' e 'nadas', a sensação que tinha passou. Talvez não tenha sabido ouvir os silêncio nas pequenas pausas que fazias, quando as conversas se interrompiam. Acho que foi isso, que enquanto eu lavava o rosto aos pulmões, tu respiravas descontroladamente mas com uma serenidade que te era tão familiar que era impossível notar alguma anomalia no teu comportamento.
Hoje voltei a lembrar-me de ti, da velha casa ao pé da praia, das longas noites em que ficávamos a olhar o mar enquanto aprendia contigo mais do que poderei aprender com alguém. Enchias-te de vivacidade enquanto falavas, os teus olhos ficavam mais límpidos, pareciam que poderiam suportar a força do mundo. Lembro-me da promessa que fizemos. Concordamos voltar aquele lugar quando regressasses da tua viagem que não duraria mais do que dez dias. Lembro-me de como esses dias passaram devagar, de como os minutos não derretiam senão quando me ligavas e passavas horas a falar das histórias, da vivências, dos teus amores de uma noite, da forma como lhes escapavas, de como não os deixavas amar-te mais do que uma escassa noite. O meu coração dava gargalhadas, enquanto te ouvia. Depois era a minha vez, contava-te os meus encontros, a forma como a minha relação com o P ia evoluindo ( lembras-te dele?), as noites em que o silêncio era meu refém ( gostava de pensar assim!). Tínhamos sempre uma infinidade de peripécias mas prometemos que, aquando do teu regresso, íamos novamente para junto daquele mar feroz, passearíamos pelo pontão, e falaríamos de tudo, riríamos juntas como se o tempo não tivesse passado por nós.
Apontei cuidadosamente na minha agenda cor de rosa, o dia em que chegarias, esperava ir buscar-te ao aeroporto e depois conduziríamos sem destino, talvez fossemos parar à praia e nos entretessemos por lá umas quantas horas, depois poderíamos ir jantar, sushi talvez. Já há muito tempo que estávamos a combinar ir lá, lembraste? Estava contente, finalmente ter-te-ia novamente junto a mim, não teria de enfrentar as amarguras da vida sozinha. Estacionei o carro no parque do aeroporto e  fui esperar-te. Sei que cheguei quase com duas horas de antecedência mas não me importava de esperar. Sentia-te mais perto, queria lá estar quando descesses a rampa. Do resto desse dia pouco me lembro. Estava na hora de o teu avião aterrar quando ouvi um grande estrondo. Pessoas a correrem, outras a gritarem, o ecrã dos voos desligou-se imediatamente,  não compreendia. Assistia ao abrir e fechar das  portas, vozes em altifalante, carros, sirenes, barulhos irreconhecíveis e a notícia de que o avião se tinha despistado aquando da aterragem. Quis voltar a ver-te, gritei por ti, mesmo sabendo que já não estarias mais ao pé de mim. Quis correr até ti, quis mesmo mas não consegui. As minhas pernas petrificaram, só consegui dar meio volta e cambalear enquanto tentava dar passos da direcção oposta de ti. Desculpa, preferi guardar o teu sorriso que a imagem que a tua ausência me traria.

Este texto é apenas fruto da minha imaginação. Não reflecte nenhum situação real. Obrigada pela preocupação e obrigada a quem ler!

105 comentários :

  1. Que final triste... Não esperava mesmo :\

    ResponderEliminar
  2. R: Eu não voltarei a cortar-me, por muito tenha motivos, prometo <3

    ResponderEliminar
  3. Wow, ainda estou sem palavras. Se precisares estou aqui! *

    ResponderEliminar
  4. Que texto! Não estava mesmo nada à espera desse final. «Desculpa, preferi guardar o teu sorriso que a imagem que a tua ausência me traria», esta frase, apesar de tudo, é linda

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. r: Ok, por uns momentos 'assustei-me'...

    Parece que não.

    ResponderEliminar
  6. Ai que história tão triste =/ Confesso que me assustei ao pensar que seria uma história real... Mas, como sempre, muito bem construída :)

    «Ainda falas eloquentemente, agitas muito os braços, dizes-me que o tempo é poeira de estrelas, abraças-me e seguimos estrada fora, sempre com a melodia do mar a vibrar sonantemente no nosso íntimo.»

    Esta citação disse-me tanto, está linda!

    ResponderEliminar
  7. obrigada querida (:
    segue-me outra vez para ver se eles voltam a aparecer ..
    este texto está tão.. nem sei o que dizer, adorei!

    ResponderEliminar
  8. r: Ai é tão estranho chamarem-me escritora x) A sério?! E então, o que estás a achar?

    ResponderEliminar
  9. r: Naaaaa, sou tudo menos "escritora". Não gosto de me ver assim. (Sim sou estranha, eu sei!!). Ainda bem que estás a gostar :) Que a história te continue a cativar!!
    Não, a outra não tem nada a ver (mesmo!!). A outra é um romance calmo, levezinho. Esta mostra um outro lado meu. Uma amiga minha que leu o livro e está a ler esta minha história diz que parece que foram escritos por pessoas diferentes. Mas lá no wattpad tens também os primeiros capítulos do meu livro, Sintonia.

    ResponderEliminar
  10. excelente texto, parabéns! o final é muito triste, mas adoro a forma como escreves :)

    está a decorrer um sorteio no meu blog, se puderes passa por lá e participa! beijoca :)
    http://lajoiedevivrebyclaudia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Escreves de uma maneira... Adoro!
    R: Continuarei, não quero mudar, mesmo <3

    ResponderEliminar
  12. Custa-me admitir que parece que Portugal não quer evoluir, mas cada vez mais dá sinais disso. Dá a sensação de que é preferível manter uma criança numa instituição, onde, por vezes, não tem o que mais precisa do que deixá-la ir para uma família que lhe dará carinho, proteção, amor, e tantas outras coisas que só uma verdadeira família será capaz de dar. Por melhores condições que uma instituição tenha, e por melhores que as pessoas que lá trabalhem sejam, é sempre diferente, porque o apoio não pode ser individualizado. Há instituições fantásticas, com excelentes recursos, mas também não podem fazer milagres. Todos temos direito a ter uma família. Aquelas crianças não são exceção. Claro que se deve fazer um acompanhamento para saber até que pontos as pessoas estão preparadas para ter um filho e para receber uma criança em casa, mas não é a orientação sexual que estipula se são mais ou menos capazes de proporcionar àquela criança o que ela precisa. O problema é mesmo esse: enquanto as mentalidades não mudarem continuaremos a regredir.

    Não tens que agradecer, foi de coração :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Uau! Mas que texto lindo, dos melhores que já li. Tens uma imaginação e uma forma de transformar essa imaginação em palavras fantástica. Adorei, estou mesmo encantada. Nunca deixes de escrever assim. Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  14. muito obrigada querida ♥ estou a seguir-te!
    deixa lá.. já passou. mas obrigada pela preocupação :)

    ResponderEliminar
  15. Essa pequenina nota no fim aliviou-me imenso... já estava a ficar preocupada

    ResponderEliminar
  16. Já tinha a notícia guardada para vos mostrar há algum tempo, porque achei mesmo fantástica esta ideia. Seja para passar uma tarde com amigos, descomprimir, estudar ou simplesmente estar é um lugar excelente. Gostava mesmo que abrisse um café destes em Portugal
    Oh, não tens que agradecer. Eu é que agradeço todas as visitas e comentários que lá deixas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Como estudante agradava-me ter um espaço destes, até porque pelas imagens que vi é mesmo acolher; parece que estamos em casa. Além de que se formos mesmo para um café acabamos por não nos sentir tão à vontade (falo por mim, pelo menos), porque, primeiro, parece que estamos a tirar lugar a outra pessoa, e segundo porque não nos sentimos bem em estar lá uma manhã ou uma tarde (ou por vezes grande parte do dia) sem irmos consumindo. Parece que estamos a dar mais despesa do que propriamente lucro.
    Sim, concordo, era mesmo preciso mudar mentalidades

    ResponderEliminar
  18. Mas que grande imaginação, adorei mas o final não foi muito feliz :s Estás boa querida?

    ResponderEliminar
  19. r: eheh, obrigada querida. não há melhor que se sentir bem num pijaminha quentinho *.*

    ResponderEliminar
  20. Ilha da Madeira querida :) Eu gostava de as ter aqui :c

    ResponderEliminar
  21. ahh pois é queridaa! Sempre que ai vou compro tudo e mais alguma coisa xD
    eu nas última férias (outubro), delirei-me na calçado guimarães (que também não há aqui) e entendi que não vinha sem ter uma botas de lá! e também delirei na primark em sintra *.* e na lefties de cascais, que ficava mesmo pertinho de casa lá e fui lá todos os dias numa semana xD ahah tbem gostei muito da Shana, mas só a vi no Porto quando fui lá um dia com os meus pais :)

    ResponderEliminar
  22. Sim, já se passaram 3 anos, só tenho que estar bem. Quando o vejo é que fico com um certo medo... Vingança idk

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada, ouvir isso conforta-me!

    ResponderEliminar
  24. Olha que tens mesmo que as dar valor :p e visitá-las por mim nem que seja! ahah
    Ai que sorteee :(( eu adorooo ir ai *.*

    ResponderEliminar
  25. Há lojas fixes, não digo que não :) mas não é a mesma coisa.. no ano passado veio para cá a famosa H&M finalmente! já desde 2005 para a ver aqui :cc
    e sim, isto é lindo e tal :) mas já conheço de frente para trás e de trás para a frente.. :c

    ResponderEliminar
  26. És sempre tão simpatica :)

    ResponderEliminar
  27. Sim queridaa! Só no ano passado :( e sinceramente quando vou nunca encontro nada que gosto.. só comprei umas calças pretas há umas duas semanas e uns calções vermelhos no verão..
    de resto a roupa e vernizes que tenho da h&m é tudo que comprei ai a baixo custo e diferentes! aqui vê-se sempre a mesma coisa..

    ResponderEliminar
  28. Se calhar é.. mas ai vale mesmo a pena! aqui nem por isso, vemos sempre coisas que já todas as pessoas usam ai não noto isso :\ bahh :c

    ResponderEliminar
  29. espero que tenhas razão querida, muito obrigada *
    ahah sim claro xD

    ResponderEliminar
  30. R: querida anda a ser duro mas já vai terminar. Gostava de viajar para o outro lado do mundo, talvez Macau não sei, mas como não tenho muito dinheiro talvez madrid ou londres

    ResponderEliminar
  31. R: Sim, pizza de madrugada ahah o meu costume :)

    ResponderEliminar
  32. R: Eu sei.. Muito obrigada minha Ísis <3

    ResponderEliminar
  33. R.: ohh querida já ando a enviar currículos desde o início do mês :s

    ResponderEliminar
  34. R: Ahaha preguiçosa nada :) Apenas tenho mais coisas para fazer e se tiver tudo na mão não consigo ahah

    ResponderEliminar
  35. R: Quero claro ahah :) Estou sempre pronta para rir contigo!

    ResponderEliminar
  36. R: Eu também :) Tenho 4 vezes por semana :p

    ResponderEliminar
  37. sim , eu tenho muito medo de o magoar, muito mesmo.

    ResponderEliminar
  38. r: Está como se costuma dizer "Nem ata, nem desata"!

    ResponderEliminar
  39. eu queria mesmo ir este ano mas é impossível por isso vou continuar a tentar, não vou desistir hei-de ir noutra altura, obrigada querida :)
    as coisas com o Pedro estão bem tirando o facto de quando estou com ele ter pensamentos que não deveria ter xD

    ResponderEliminar
  40. é verdade querida :)
    sim é, mas tem de acabar o mais rápido possível ahah

    ResponderEliminar
  41. r: deixa lá que eu também tinha só a Pou :p agora tenho tudo e mais alguma coisa :3 hihi

    ResponderEliminar
  42. r: óhh, xp eu cá tenho bastanta paciência! ahah
    se instalares diz :p

    ResponderEliminar
  43. R: Até nem dou pelas aulas, oh. Sabes que agora ando procura de emprego e tenho muito tempo livre por isso não dou por ela :) São 4, porque 1 é ballet outra hip hop outra contemporâneo e a quarta é mistura tudo

    ResponderEliminar
  44. R: Nunca o deixarei de fugir, claro que não! :)

    ResponderEliminar
  45. r: Obrigada linda :p

    tenho montes de aplicações para te recomendar sim *.* queres que te recomende jogos? entretenimento? coisas para abrir documentos/trabalhos? :p é só "escolher" ahah

    ResponderEliminar
  46. r: também prefiro essa cor ;)

    ResponderEliminar
  47. r: Oh, não. Ele anda na sua vida e eu na minha.

    ResponderEliminar
  48. R: Já fui a uma entrevista esta semana e ainda nada, continua-se o processo..

    ResponderEliminar
  49. R: Correu bem.. agora é esperar para ver se me chamam, se não é continuar a procurar na mesma..

    ResponderEliminar
  50. R: Tens de colocar os pontos nos is com o moço, tens namorado certo? Diz-lhe as coisas que pensas e sentes!

    ResponderEliminar
  51. r: Ahh, então em transportes públicos tens que te entreter querida :p
    Algum jogo mesmo giro?! todos os que falei na publicação são giros (Quem quer ser rico, Farm Heroes Saga, Pou, Temple Run 2, Logo Game, Minion Rush e Smurfs Village) ahah :3
    Entretanto, para passar o tempo também tenho outro jogos: Find the Difference (é fixe, é de descobrir diferenças nas fotografias), Meu Tom, Pet Rescue Saga, Candy Crush Saga (mas já me vou fartando desse ._.), QQM (é tipo o quem quer ser rico), Ant Smarsher, Caça Palavras, Flow Free (gosto bastante deste, é de fazer caminhos), Subway Surf (recomendaram-me este aqui no blog e estou a gostar muito até :p), Quem é Quem?, Cartoon Quiz (este é meio mariquinhas, mas até tem piada ahah), EmojiNation (recomendaram-me este também aqui no blog e estou a gostar bastante, já estou na pergunta 78 *-*) e às vezes jogo Hello Kitty Salon eheh :p e são essas as aplicações que mais uso, a nível de jogos e isso :p
    Esta semana descobri uma aplicação pro telemóvel de mudar os canais da televisão xD ahah mas prefiro ter aplicações no tablet e brincar com ele, visto que a bateria do telemóvel gasta mais rápido xp
    Conheces alguma dessas aplicações? Tens que me dizer se chegas-te a instalar e se gostas-te :p

    Pois é querida! Mas nem todos os meus "amigos" reagem dessa forma e eu não posso fazer nada se não ignorar e fazer com que me percebam.. enfim!
    beijinhoo ♥♥

    ResponderEliminar
  52. r: ahh pois éé! Isto é irresistível :p eu ultimamente só tenho conseguido vir aqui à noite.. e quando venho tenho sempre muitos comentários e tenho evitado responde-los por ver que são muitos xD mas já vi que "adiar" responder é pior.. mas pronto, decidi que irei responder conforme o tempo e a vontade :) prefiro ler e comentar primeiro as coisinhas dos meus seguidores!
    Óhh, não tens nada que agradecer :p eu adoro experimentar aplicações e quando não gosto ou vou-me fartando vou desinstalando.. tenho muitos porque adoro mesmo ir descobrindo aplicações e "troco" de opiniões com os meus amigos e acabamos por ter muitas aplicações :b Angry Birts já vinha instalado no tablet e já joguei bué ahah *-* agora estou como tu, a tentar variar :p ahahah, instala e depois diz qualquer coisa querida :3 eu por acaso fico maldisposta a ler ou a ver letras e coisas no tablet ou no telemóvel quando ando em autocarros :( e pra mim é a mesma coisa que nada --' às vezes começo a jogar mas tenho que parar se não vomito mesmo! xD
    de nada queridaaaa ♥♥

    ResponderEliminar
  53. r: ora nem mais: "perde-se o fio à meada" mesmoo, ahah (há não sei quanto tempo não ouvia essa expressão :p) mas realmente é "terrível" para retribuir tudo depois e conseguir responder :x decidi que a partir de agora o melhor mesmo é ler tudo e comentar as vossas coisas, então depois tou eu, se não nada feito xb
    ahah, eu pensei que vocês podiam ajudar-me a encontrar aplicações novas (e ajudaram) e pelos vistos fico contente por também ter-te ajudado :p eu também estou mais virada para jogos do que livros :x mas aqui não há comboios :c quem me deraaa! Não querida, fico logo com dores no estômago, nem é na cabeça xD e quando paro de jogar ou de olhar pro ecrã seja lá do que for fico bem! portanto é mesmo das tecnologias e do autocarro que não são compatíveis com o meu organismo ahah
    Yey, fico à espera *-*
    a sério?! que giroo :p eu sou fanática pelos Smurfs Village! e foi isso que me viciou a bateria do telemóvel ahah xD fiquei um ano a jogar áquele jogo xb (e sim o meu telemóvel sobreviveu a isso ahah). é que os smurfs village é uma quinta e é tudo em tempo real da nossa vida real e eu metia as coisas para eu colher (feijão, morangos, etc, etc) paras as horas que andava de autocarro, entervalos da escola ou quando ia pra cama xD e ficava horas naquilo! ahah

    ResponderEliminar
  54. r: upss. já tinha respondido querida! mas sim, fico logo mal disposta :\ ; não te preocupes, acontece :3

    ResponderEliminar
  55. r: assim sempre dá para ir rindo de vez em quando, ahah :p
    Tens que pôr qualquer coisinha nova pra nós *-*
    Aiii, eu não sou assim xD eu tenho muitas ideias xD e escrevo regularmente (coisas simples) e então acabo por guardar tudo nos rascunhos e guardo, guardo e à coisas que sei que nunca poderei vir a partilhar, mas num dia que isso me "toque", ou quando o meu estado de espírito está virado para tal coisa que escrevi, publico. Por exemplo, agora estou a morrer aos bocados, mas estar aqui distrai-me bastante e sei que se puser coisas negativas irá atrair comentários de força e perguntas e vai deixar-me piore carenciada --' e então prefiro ficar por este mundo, a ajudar os outros e a ler coisas giras :) quanto aos comentários eu retribuo de cima pra baixo xb ou então hoje comecei a fazer diferente, retribuir os comentários todos da mesma pessoas , como tem vários da mesma pessoa em publicações diferentes.. mas deveria fazer como tu fazes!
    Simm, aqui na Ilha não há necessidade de comboios, mas até dava jeito :p porque quando vou de férias ao continente adoro andar de comboio e passo a viagem a imitar a voz que diz "Próxima paragem, Cais do Sodré" ou então "Próxima Paragem Santo Amaro de Oeiras, os passageiros que se destinam a Belém e Caís do Sodré devem sair na próxima paragem e apanhar o outro comboio com linha a Cais do Sodré" ahah xD eu parto-me toda com aquilo! tão explicadinho *.* aqui não há isso , nem de longe, para nem falar em metro, embora a confusão :o E sim, aqui há autocarros a toda hora, se bem que vivo numa zona isolada de tudo :) ahah, tenho a sorte de melhorar a má disposição ao ver a paisagem xD Que não vicies em mais jogos, ahah :p

    ResponderEliminar
  56. r: Ás vezes é bom escrever coisas banais :p ahah mas é bom inspirar-se também *-*
    Se calhar também dava-me mais jeito assim xD mas eu leio tudo primeiro no email, então depois venho cá ao blog retribuir e ler novamente! mas quando leio no email já imagino no que irei responder ahah Eu comento por partes para também não me tentar enganar (mas às vezes acontece).. aliás, sabes o que costumo dizer quando corre uma coisa mal?! "Acontece aos melhores" :p e é graças a me distraíres que estou aqui :D não sou daquelas pessoas que fica triste quando tem gente por perto, nem que seja virtualmente! sou uma pessoa bastante alegre e fico triste interiormente, mas às vezes é bom deitar pra fora as tristezas.. Right! Que queridaaaa :) obrigadaaaaaaaaaaaaa por este bocadinho de conversaa ♥♥ sim querida, na Ilha da Madeira :) normal, somos muitos cá :p tbem esqueço essas coisas xp

    ResponderEliminar
  57. R: Por muito que queira não me parece que fique :/ Se não já saberia, i guess..

    ResponderEliminar
  58. R: Sim, entendo-te. Lá está vejo nisso um pouco de Mike ahah

    ResponderEliminar
  59. r: a sério?! eu adoro ver por email primeiro, assim não crio espetativas antes de cá vir x) eu antes recebia tudo pel telemóvel, mas lá ia a minha bateria (para veres como ele anda a morrer x)) agora é pro tablet, como as minhas contas pessoais estao todas ligadas no pc, o blog é um caso à parte :) É melhor começares a organizar o quanto antes, se não irá ficar sempre assim como acontece com o meu email "verdadeiro" --' é verdade! Distrair-se é bom e aqui isso faz-se muito bem :) não tens nada que agradecer! Ora nem mais, tão queridaa! Dizes as palavras certas, na altura certa ♥♥

    ResponderEliminar
  60. r: sinto-me muito melhor. Não sou de chorar, guardo sempre tudo ao máximo e chorar fez-me deitar mesmo tudo cá para fora

    ResponderEliminar
  61. r: ya tenho imensas botas e sandálias, sapatilhas não tenho muitas :p

    ResponderEliminar
  62. r: óhh, que queridaa! Vou indo :) e tu, como estás? ♥

    ResponderEliminar
  63. R: Tudo o que dizes não é ahaha :) bom +.+

    ResponderEliminar
  64. Tenho de as mudar. Mas obrigado querida.

    ResponderEliminar
  65. R: É uma excelente pessoa!

    ResponderEliminar
  66. R: Igualmente doce Isis <3 Fico feliz que me queiram por cá

    ResponderEliminar
  67. ainda bem que estás bem querida ♥ sim, muito obrigada. também estou aqui se precisares !

    ResponderEliminar
  68. ahahah, a sério? Tiras-te assim tantos jogos e jogas-te muito? :p

    ResponderEliminar
  69. ahahah, a Pou é demais! é viciante, visto que tem mtos jogos :p

    ResponderEliminar
  70. ahahah, sei bem isso o que é! eu fico com vontade sempre de fazer novos recordes, xb upsss, desculpa :(

    ResponderEliminar
  71. Adorei!

    R: Amizades que se afastam...

    ResponderEliminar
  72. Infelizmente tens razão.

    ResponderEliminar